terça-feira, 10 de maio de 2011

Por que ser tão branco?

Embranquecimento, ou ideal do branqueamento, entendido como um projeto nacional implementado por meio da miscigenação seletiva e políticas de povoamento e imigração européia.  A tese do branqueamento baseia-se na presunção da superioridade branca. Afirma que essa corrente vê na miscigenação a saída para tornar a população mais clara, por acreditar que o gene da raça branca prevaleceria sobre as demais e que as pessoas em geral procurariam por parceiros mais claros do que elas.


Falando sobre o branqueamento e sua relação com a mídia.
O branqueamento é a introdução da cultura branca nos negros. A relação que se tem com a mídia é a influência das desigualdades sociais, quando da preferência a personagens brancos em filmes e novelas, ou então, coloca-se negros com traços Europeus, ou sejam, ela "rejeitam" quem não faz parte do estereótipo de beleza, que é denominado belo.


Um grande exemplo de ideal de embranquecimento, Michael Jackson

Você Sabia?


 A África é um continente produtor de diamantes.  E que esses diamantes são uma forma alotrópica do carbono.
O que é a alotropia?
A alotropia consiste no fato de um elemento químico poder originar substâncias simples diferentes. Os elementos que podem gerar formas alotrópicas podem ser Oxigênio (O), Enxofre (S), Carbono (C) ou Fósforo (P).
O país que mais produz diamantes é Botsuana.
Porque o diamante difere das demais formas alotrópicas?
A grande diferença é a maneira como os átomos ficam organizados nas moléculas.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

África do Sul e seus aspectos

Política - O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito de voto, detinham todo poder político e econômico no país, enquanto a imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.



Econômica- É um dos poucos países do continente africano de economia diversificada. A economia do país é alicerçada ao setor de serviços, indústria, agricultura e extrativismo. Ocupa atualmente a condição de país mais rico e industrializado da África.

Social - Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela população e autoridades é o crime. Segundo as Nações Unidas, o país é o primeiro em assassinato com armas de fogo. A insegurança fez surgir nas cidades da África do Sul condomínios fechados.
Outro grande problema é o avanço da AIDS no país. São cerca de 5 milhões de infectados. A doença tem dizimado um número elevado de pessoas e, por essa razão existem, aproximadamente, 1,2 milhões de órfãos. Segundo estimativas, em 2025 o número de habitantes do país deverá diminuir resultado da epidemia de AIDS que assola a nação.



   "Se você puder chegar através da neve, da tempestade e da chuva, saberá que poderá chegar quando brilhar o sol e tudo estará bem." (MalcolmX)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Medicina na África


Na Gana, Mali, Nigéria e Zâmbia a primeira linha de tratamento para 60% das crianças com febre altas resultantes da infecção por malária são plantas medicinais. Países Africanos, Asiáticos e da América Latina usam a medicina tradicional para ajudar a atingir alguns dos cuidados básicos de saúde. Em África, até 80% da população usa medicina tradicional em cuidados de saúde primários. Nos países desenvolvidos a medicina tradicional é designada de medicinas alternativas e complementares. Na áfrica a situação de saúde é precária, uma vez que os níveis de higiene são baixos e a população desconhece os meios de prevenção de varias doenças. Na áfrica é comum ainda as pessoas recorrerem aos curandeiros antes de procurar assistência medica. 



"Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
(Nelson Mandela).

Cortejo Afro, muito mais que um bloco

O Cortejo Afro nasceu dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, no bairro de Pirajá na data de 2 de julho de 1998, data de comemoração da Independência da Bahia. O significado do nome cortejo africano quer dizer procissão ou comemoração realizada com intuito de resgatar a cultura afro-brasileira. Surgiu da necessidade de reafirmação dos valores e aspectos da cultura negra na Bahia, respeitando a diversidade e incorporando novos elementos visando o crescimento das comunidades do século XXI. A intenção é resgatar as cores, sons e ritmos do carnaval, que em sua opinião “o tempo se encarregou de apagar, tornando a maior festa popular do mundo, numa pasta só”. Daí a introdução predominantemente do branco sobre branco, o azul e prata que são cores de Oxalá. Já os grandes sombreiros, segundo Pitta, “visam passar o visual dos reinados das tribos africanas, especialmente de Benin, Costa do Marfim, dentre outros países africanos”. O Cortejo atesta toda a sua autenticidade e força da cultura negra sob a inspiração e orientação espiritual da sacerdotisa Mãe Santinha, uma das mais respeitadas mães de santo da Bahia. A inclusão de pessoas menos favorecidas, de todas as etnias e campanhas de carnaval contra a exploração sexual contra crianças dentre outros temas, fazem com que o Cortejo Afro seja lembrado por suas ações de conscientização e as sociais, que incluem cursos de dança, música, percussão, serigrafia e informática para a comunidade de Pirajá.




Cortejo Afro resgata cultura baiana

Escolhemos postar esse vídeo, pois fala sobre os Blocos afros e de Afoxé, que resgatam a cultura baiana e atraem turistas de toda parte do mundo. Também conta a história desses blocos, e ainda tem um pedacinho do ensaio do Cortejo Afro para o carnaval de Salvador, dando uma amostra da importância dele, e de como funciona. 


quarta-feira, 4 de maio de 2011

A miscigenação também nas palavras!

Existem muitas palavras presente no nosso vocabulário, que são oriundas das línguas africanas. Com frequência utilizamos elas nos nossos diálogos, o que acontece é que esquecemos, ou desconhecemos a sua origem. Alguns exemplos dessas palavras, serão citadas à seguir com seus respectivos significados popular, e juntamente será postado um vídeo que te ajudara a entender melhor esse assunto. 
  • Moleque – gíria usada para indicar um menino pequeno.
  • Banguela – Expressão utilizada para uma pessoa esta sem dente.
  • Mungunzá – É uma comida típica da Bahia
  • Dengo – Palavra que significa que uma pessoa esta precisando de carinho. Dengar uma pessoa, é o mesmo que fazer carinho.
  • Cachaça – Uma bebida alcoólica muito presente nos interiores do nordeste do Brasil e encontrada muitas vezes nos barzinhos.